ORTOPEDIA: LESÕES MAIS COMUNS NO CICLISMO

Andar de bicicleta traz benefícios importantes para a saúde e o meio ambiente. É também uma atividade recreativa que permite mais contato entre o ciclista e sua cidade, permitindo conhecê-la melhor. Mais que isso, a bicicleta é um meio de transporte rápido, econômico e não poluente.  E quais problemas ou lesões mais comuns?

Segundo o Dr. Leonardo Kovalewaky, do Espaço Bloemendaal, em Holambra, existem alguns problemas ortopédicos no ciclismo como a falta de um bikefit (regulagem da bicicleta) que normalmente causam lombalgia e dores nos joelhos, mas os principais problemas normalmente são referentes as quedas. Vejam a seguir suas principais observações sobre essas lesões:

Quedas

“Bicicleta é arte e o tombo faz parte”. O ombro é articulação mais acometida nas quedas de bicicleta e a fratura da clavícula é a mais comum nesta atividade esportiva. Outras lesões comuns são a luxação acromioclavicular, fratura da cabeça do rádio e a fratura do escafóide.

Lombar

É, de longe, a queixa mais frequente de lesões do ciclismo. As horas passadas com a coluna encurvada sobre o guidão, principalmente em bicicletas mal ajustadas leva ao estresse de estruturas nobres da coluna vertebral como ligamentos e os discos intervertebrais.

Joelhos

A dor no joelho muitas vezes decorre de um problema de ciclagem. A dor anterior do joelho geralmente vem de um selim muito baixo e, portanto, uma pressão excessiva na cartilagem da patela. Dor atrás do joelho ocorre normalmente quando o selim é muito alto, esticando e sobrecarregando os músculos posteriores da coxa, os isquiotibiais. Dores laterais e medianas podem ser causadas por se pedalar com os joelhos muito para dentro ou para fora.

Períneo

O fato de permanecer sentado no selim por períodos prolongados pode levar a lesões neurológicas do nervo, podendo acarretar desde perda de sensibilidade na área perineal até impotência sexual. Isso, é claro, relacionado ao tempo de exposição, tipo de banco, postura ao pedalar e predisposição própria do atleta


Agende uma consulta

Dr . Leonardo Kowalesky 
Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva

[email protected]

Fale com Bloemendaal Holambra

Bloemendaal-Mountain-Bike-Day-Holambra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top